DICA: cuidado par anão deixá-las muito macias, pois ainda será refogada no passo 6.
Coloque os tomatinhos em recipiente e desfolhe os raminhos de tomilho por cima, puxando pelo cabo debaixo para cima. Regue com metade do azeite e tempere com 2 sachês de sal. Leve ao forno por aproximadamente 10 minutos, ou até que fiquem levemente murchos.
Corte a maça verde em cubos pequenos de aproximadamente 2 cm, descartando o miolo e sementes. Em uma panela pequena, derreta 1 un da manteiga e refogue a cebola roxa por 1 minuto. Adicione o vinagre de maçã, o açúcar mascavo, a mostarda, a maçã verde e a pimenta dedo-de-moça (aos poucos para adequar ao seu paladar). Acrescente 100 ml de água e deixe cozinhar por aproximadamente 10 minutos, até que o caldo reduza quase por inteiro e fique com textura levemente caramelizada. Mexa de vez em quando para não grudar.
Ao final, adicione 1 un da manteiga e misture rapidamente para dar brilho.
Tempere os filés da picanha com 4 sachês de sal dos 2 lados. Enquanto isso, em uma frigideira, aqueça o restante do azeite em fogo alto. Sele os filés por aproximadamente 6 minutos, virando-os de lado na metade do tempo, ou até que fiquem bem dourados.
DICA: tampe a frigideira neste processo para cozinhar mais rápido.
Pique a salsinha finamente e reserve. Escorra a água das batatas em uma peneira. Na mesma panela, derreta 2 un da manteiga em fogo alto e coloque as batatas de volta. Adicione a páprica e tempere com 4 sachês de sal e refogue até que elas fiquem bem douradinhas, por aproximadamente 3 minutos. Ao final, salpique a salsinha picada e misture.
Para montar, coloque a batata souté no prato fazendo uma cama. Coloque o filé de picanha por cima das batatas e o chutney de maça sobre a picanha. Disponha os tomates assados ao lado e sirva a seguir.
Compartilhe